Pular para o conteúdo principal

O PLANETA PRECISA DE CARNE?

Trecho da reportagem extraída da Revista Super Interessante de Abril-2002, edição 175.
Na verdade, se todos fossem vegetarianos, é provável que não houvesse tanta fome no mundo.
É que os rebanhos consomem boa parte dos recursos da Terra. Uma vaca, num único gole, bebe até 2 litros de água. Num dia, consome até 100 litros. Para produzir 1 quilo de carne, gastam-se 43 000 litros de água. Um quilo de tomates custa ao planeta menos de 200 litros de água. Sem falar que damos grande parte dos vegetais que produzimos aos animais. Um terço dos grãos do mundo viram comida de vaca. No Brasil, o gado quase não come grãos – graças ao clima é criado solto e se alimenta de grama. Mas boa parte da nossa produção de soja, uma das maiores do mundo, é exportada para ser dada ao gado. Outra questão é que a pecuária bovina estimula a monocultura de grãos.
Num mundo vegetariano haveria lavouras mais diversificadas e teríamos muito mais recursos para combater a fome. E não se trata só de comida. A pecuária esgota o planeta de outras formas. “Para começar, ocupa um quarto da área terrestre e não pára de se expandir”, diz o ativista vegetariano Jeremy Rifkin. A pressão para a derrubada das florestas, inclusive a amazônica, vem em grande parte da necessidade de pasto. Entre os danos ambientais causados pelo gado, está também o aquecimento global. Os gases da flatulência de bois e ovelhas – não, isso não é uma piada – estão entre os principais causadores do efeito estufa.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber sobre essa questão, o seguinte, se não ouvesse consumo de carne, teríamos a milhares de anos, a sequente reprodução animal, e geraria uma superpopulação de gado por exemplo? Onde haveria de conseguir tanto pasto para toda essa rede imensa de gado(fora outros animais) que habitaria o planeta, será que teríamos espaço para plantações maiores já que teriamos menos espaço para plantar?
Anônimo disse…
Ao contrário do que se pensa, a grande quantidade de animais criados em fazendas, é motivado pelo mercado consumidor, pois é uma prática rentável para os criadores. Para facilitar esse raciocínio basta lembrar que na Índia não há superpopulação de vacas ou bois, uma vez que esses animais não são consumidos naqueles paises.
O Brasil e os EUA são os maiores criadores de gado do mundo e também os maiores consumidores, portanto não se justifica a matança pela quantidade de animais existentes.

Mais informações: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/04/276944.shtml

Postagens mais visitadas deste blog

ALMÍSCAR - Perfume agradável, cheiroso... origem: sofrimento de animais!

Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar. Recente Investigação da organização WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar. O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume. Almíscar ou Musk, o Perfume que maltrata Por Fátima Borges Pereira E, para quem gosta de perfumes exóticos, mas tem sensibilidade, aqui vai um pedido de boicote aos perfumes e produtos adquiridos de forma cruel das glândulas dos animais. É revoltante saber que o homem dotado de inteligência e, segundo muitos, de sensibilidade, não tenha a mínima compaixão quando se trata de obter lucro material. Mais uma vez, deparo-me com o total desrespeito a natureza para satisfazer a vaidade humana. Ter vaidade é mu...

Pense...

Esperar que muitos de nossa espécie tenha capacidade de pensar, é um bom exemplo de como somos pouco racionais, porém cruzar os braços diante da lamentável atitude dos que não pensam, é muito triste. Se Deus nos fez sua imagem e semelhança, provalvemente, esqueceu de nos dar intelegência e sabedoria. É mais fácil o Homem ter invetado Deus para justificar o seu poder sobre o Mundo, do que algum dia este mesmo homem parar de destruir aquilo que Deus criou.

Terráqueos

DESCRIÇÃO: EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também ilustra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos." O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby. Com um estudo profundo em pet shops, criadouros de cachorros e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente em animais para lucro. Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação en...