Pular para o conteúdo principal

O QUE É CARNE?

Trecho da reportagem extraída da Revista Super Interessante de Abril-2002, edição 175.


Câncer, doenças cardíacas, crueldade com os animais, matança de semelhantes, desastre ecológico... Afinal, será que você deveria virar um vegetariano?

Comer não é só uma questão de matar a fome. A decisão sobre que comida colocar no prato tem implicações econômicas, ambientais, éticas, culturais, fisiológicas, filosóficas, históricas, religiosas. Embora a porcentagem de vegetarianos venha se mantendo mais ou menos estável ao longo da história, há um interesse crescente no assunto – restaurantes naturais e vegetarianos ficam lotados na hora do almoço, tornou-se comum, pelo menos nas classes médias urbanas, a preocupação em reduzir o consumo de carne, e surgiu uma indústria bilionária de produtos naturais que, nos Estados Unidos, já movimenta quase 8 bilhões de dólares.Esta reportagem não ensina você a comer. Felizmente, essa ainda é uma decisão pessoal, que depende apenas do seu julgamento sobre o que é certo e o que é errado.

Uma breve descrição do que é carne para quem come:
-A faca desce macia, cortando sem esforço o pedaço de picanha. Dourada e crocante nas bordas, tenra e úmida no centro. Você põe a carne na boca e mastiga devagar, sentindo o tempero, a maciez, a temperatura. O sumo que escorre dela enche a boca e, com ele, o sabor incomparável. Carne é bom.
Mas que tal assistir à mesma cena sob outra perspectiva !
-No prato jaz um pedaço de músculo, amputado da região pélvica de um animal bem maior que você. Com a faca, você serra os feixes musculares. A seguir, coloca o tecido morto na boca e começa a dilacerá-lo com os dentes. As fibras musculares, células compridas - de até 4 centímetros - e resistentes, são picadas em pedaços. Na sua boca, a água (que ocupa até 75% da célula) se espalha, carregando organelas celulares e todas as vitaminas, os minerais e a abundante gordura que tornavam o músculo capaz de realizar suas funções, inclusive a de se contrair.

-Sim, meu caro, por mais que você odeie pensar que a comida no seu prato tenha sido um animal um dia, você está comendo um cadáver.

Comentários

Anônimo disse…
Essa matéria deu água na boca. Amanhã é sábado, uma ótima pedida é um espeto corrido no restaurante Bucho Cheio do Bereja.

Carlos Bertran
Anônimo disse…
A ironia é um bom argumento para quem perde a razão.

Bom apetite.

Postagens mais visitadas deste blog

ALMÍSCAR - Perfume agradável, cheiroso... origem: sofrimento de animais!

Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar. Recente Investigação da organização WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar. O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume. Almíscar ou Musk, o Perfume que maltrata Por Fátima Borges Pereira E, para quem gosta de perfumes exóticos, mas tem sensibilidade, aqui vai um pedido de boicote aos perfumes e produtos adquiridos de forma cruel das glândulas dos animais. É revoltante saber que o homem dotado de inteligência e, segundo muitos, de sensibilidade, não tenha a mínima compaixão quando se trata de obter lucro material. Mais uma vez, deparo-me com o total desrespeito a natureza para satisfazer a vaidade humana. Ter vaidade é mu

Pense...

Esperar que muitos de nossa espécie tenha capacidade de pensar, é um bom exemplo de como somos pouco racionais, porém cruzar os braços diante da lamentável atitude dos que não pensam, é muito triste. Se Deus nos fez sua imagem e semelhança, provalvemente, esqueceu de nos dar intelegência e sabedoria. É mais fácil o Homem ter invetado Deus para justificar o seu poder sobre o Mundo, do que algum dia este mesmo homem parar de destruir aquilo que Deus criou.

Citações de pensadores...

Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos. (Mahatma Gandhi) Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos. (Pythagoras) Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor. (Pythagoras) Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem. (Leonardo da Vinci) Quanto mais o homem simplifica a sua alimentação e se afasta do regime carnívoro, mais sábia é a sua mente. (George Bernard Shaw) Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu. (Hermóge