Trecho da reportagem extraída da Revista Super Interessante de Abril-2002, edição 175.
Atualmente cientistas e médicos renomados defendem o vegetarianismo citando inúmeras doenças causadas pelo consumo de animais, como o câncer, problemas de coração, sistema nervoso, impotência, entre outros.
Todo animal, assim que morre, começa o seu processo de decomposição. Milhões de bactérias se desenvolvem para consumir o animal. Essas bactérias liberam toxinas que não saem com o cozimento da carne.
A reprodução excessiva de animais de corte desequilibra a natureza e torna os animais suscetíveis a várias doenças. Fazendeiros destroem florestas para plantar pastos, animais adoecem de forma rápida, mesmo com a quantidade enorme de vacinas e remédios que aplicam. Um exemplo atual é a grande crise na Europa, onde estão incendiando milhares de animais.
Nos Estados Unidos, 660.000 animais são mortos por hora. Uma quantidade impressionante de carne é consumida pelos americanos, canadenses e australianos, chegando a mais de 90 kg per capita ao ano. Um americano com 72 anos de idade, já consumiu em média, durante a sua existência o equivalente a 11 bois, 3 carneiros, 23 porcos, 45 perus, 1100 frangos e 390 kg de peixes!Vegetarianismo ( em sânscrito Shakahára ) é o sistema alimentar que exclui de sua dieta a carne e peixe.
"A Alimentação Altera Sua Consciência"
Chandogya Upanishad
Quando nos estabelecemos no autoconhecimento, naturalmente temos que estar abertos para mudanças no estilo de vida. Uma forma simples e eficiente de autoconhecer-se é perceber o que se come.
Se você é aquilo que come e ultimamente não têm gostado do que vê e do que sente, creio que a mudança de hábitos alimentares poderá alterar completamente a sua vida.
"Nós julgamos o coração e o espírito do Homem pelo seu tratamento com os animais!"
Immanuel Kant
Os grandes mestres que apareceram neste planeta foram vegetarianos, como Krishna, Buddha e Jesus.
Não derramar sangue para se alimentar é ahimsa (não-violência). Nenhum animal precisa sofrer para servir ao homem.
O vegetarianismo é um princípio de saúde, de ética ambiental e de espiritualidade.
Comentários