Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar.
Recente Investigação da organização WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.
O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.
O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.
Almíscar ou Musk, o Perfume que maltrata
Por Fátima Borges Pereira
E, para quem gosta de perfumes exóticos, mas tem sensibilidade, aqui vai um pedido de boicote aos perfumes e produtos adquiridos de forma cruel das glândulas dos animais. É revoltante saber que o homem dotado de inteligência e, segundo muitos, de sensibilidade, não tenha a mínima compaixão quando se trata de obter lucro material. Mais uma vez, deparo-me com o total desrespeito a natureza para satisfazer a vaidade humana. Ter vaidade é muito natural, mas precisamos ter cuidado para que ela não seja usada de forma vergonhosa e imoral, pois tenho certeza de que muita gente não faz idéia da origem do que lhe é oferecido, pois se assim o fosse, certamente estaríamos mais tranqüilos em relação ao futuro do planeta!
O Almiscareiro, mamífero da família dos cervídeos, originários da Ásia e da África, são também caçados e mantidos numa minúscula gaiola por mais de 15 anos e, somente manuseados, de forma cruel, para a obtenção do odor agradável que exala de seus órgãos genitais, o Almíscar, que é matéria prima inclusive para outros produtos. Os castores da Rússia e do Canadá, também foram presenteados pela natureza com um odor muito agradável, o que lhes rende também muito sofrimento.
Comentários
Almíscar é o nome dado originalmente a um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor, secretada por uma glândula do cervo-almiscarado, de outros animais e também de algumas plantas de odor similar.
Em nosso sprodutos usamos um bouquet de óleos vegetais cujo principal ingrediente é o óleo de musk orchid.
Já o almíscar artificial é um produto sintético denominado simtrinitro-butil-tolueno, possuindo um aroma similar ao natural. Foi obtido pelo químico Albert Baur em 1888 condensando tolueno com brometo de isobutila em presença de cloreto de alumínio, e nitrogenando o produto obtido. A descoberta do almiscar sintético evitou a extinção do cervo-almiscarado.
No reino vegetal se encontra no "almíscar comum" ( Mimulus inoschalus ), na madeira-almiscarada , e nas "semente de almiscar" do Hibiscus abelmoschus.
A produção de almíscar natural (animal) está proibida em todo o mundo, pois o almiscareiro encontra-se em extinção. Para obter-se o perfume do cervo-almiscarado, mata-se o animal e se extrai completamente a glândula, que é secada ao sol, sobre uma pedra quente ou submergindo-a em azeite quente. É comercializada sob duas formas: a glândula inteira ou o perfume extraído do seu receptáculo.
São conhecidos três tipos:
Tong-king, Chinês ou Tibetano, importado da China, o mais valioso;
Assam ou Nepal, menos valiosos;
Karbardin ou Russo (Siberiano), importado da Ásia Central, o menos valioso.
O almíscar Tong-king é exportado em pequenos recipientes ricamente decorados com filigranas de estanho ou chumbo, onde o perfume é selado.
O almíscar é de uma coloração púrpura escuro, seco, suave e suntuoso ao tato, de sabor amargo. Uma grama de almíscar dará um odor característico a milhões de metros cúbicos de ar sem uma perda apreciável de peso, e seu aroma não é só mais penetrante, como também mais persistente que de qualquer outra substância conhecida.
Informação é importante, mas é necessário inteligência para poder entendê-la.
gostaria de saber se tem como saber quais são realmente usados principalmente nos perfumes se tem umsleo ou coisa parecida..
pelo amor de Deus façam alguma coisa...
é muito triste ver esses pobres animais nesta situação.
Devemos fazer algo e já!!!!
nossos animais merecem ter viida amor cariinho e muita mais muita atenção!!!
porfavor ajudem..!! :'(
Em quais perfumes existe o Almiscar??? Tem algum video q nos mostre como eh feito... Gostaria de saber quais são os perfume para assim deixar de compra-los... Eles são muito cruel... Animal eh quam faz esse tipo de coisas com esses bichinhos tão inocentes dah até uma revolta... Mais eles serão punidos por Deusss... Eles não tem coração, são uns monstro, dah pior especi, isso não se faz... E revoltante saber disso tudo...
Nem eles nem nenhum outro animalzinho!!!
Isso é muito triste!!
Estou numa tristeza imensa!!
Deus está vendo tudo isso, e um dia isso vai acabar, pois o julgamente é De Deus e as pessoas vão prestar conta com Deus!!!
No Brasil temos o órgão INMETRO que poderia fazer uma avaliação, em parceira com o IBAMA.
Após os resultados, poderiam divulgar à população para que haja ciência de que tipo de produto foi feito o perfume que compra.
Se não tiver alguns estudos assim, o que nos passam em blogs e sites pode ser fruto de especulação. Pois as fotos nessa página aqui não tem qualquer prova de que os animais presos, nas fotos, foram reféns do mercado do perfume.
Temos que ter discernimento e bom senso, pois paranóia ecológica também faz mal à saúde.
Alexandre
cambada de ordinarios.
e ninguem faz nada por isso?
que cruem, Deus devia mandar um belo castigo.
por isso esses lugares sofrem tanto. BEM FEITO!